terça-feira, 18 de julho de 2017

O que é build-up e como evitar


Oi gente, tudo bem com vocês? Sei que andei meio sumidinha por conta de problemas tecnológicos (PC e celular bem ruins), mas agora eu tô de volta! Hoje vamos falar sobre o efeito build up. Não sabe o que é? Continua lendo que eu vou te explicar tudinho.


O que é?
O efeito build up nada mais é do que o acumulo de produtos no seu cabelo. É mais comum em crespas e cacheadas, já que são as pessoas que usam mais creme de pentear. Quando nossos fios estão com resíduos de produtos capilares, eles tendem a ficar opacos, sem movimento e parece que não tem tratamento que faça efeito.

Os componentes dos produtos de cabelo que tendem a resistir mais para sair das madeixas, por assim dizer, são os derivados de petróleo (parafina, petrolatos) e os silicones - por isso, quem faz no e low poo também não está livre de sofrer com esse indesejável efeito. Por isso, é bom evitar o uso regular desses componentes.

Como evitar?
Aplique cremes só no comprimento
Como já falei aqui várias vezes, só o xampu vai na raiz do cabelo. Com exceção de algumas máscaras de tratamento que são feita para a raiz dos fios, os tratamentos, condicionadores e finalizadores (creme de pentear, ativador de cachos, etc) deve sem usados apenas no comprimento das madeixas. Dê uma distância de, pelo menos, dois dedos para começar a aplicar esses produtos.

Não exagere na quantidade de produto
Existe um mito de que cabelos crespos e cacheados só ficam bonitos se estiverem cheios de creme. Mentira total! Na verdade, uma quantidade menor de creme de pentear, além de evitar o efeito build-up por mais tempo, ainda deixa os cachos/crespos mais soltos e bonitos. Menos é mais!


Enxague bem o cabelo
Sempre que passar uma máscara de tratamento ou condicionador no banho, lembre-se de enxaguar bem e tirar todo o produto do cabelo. Cacheadas e crespas já usam creme de pentear, então é bom evitar uma quantidade grande de vários produtos nos fios.

Use xampus com sulfato/ antirresíduos
Se você segue as rotinas no/low poo e sente que o cabelo está com acúmulo, use o xampu com sulfato - ou um antirresíduos liberado, de preferência transparente, para fazer uma limpeza mais profunda nas madeixas. Acredito que uma vez no mês é o suficiente para manutenção. Caso você não siga nenhuma técnica, use um xampu antirresíduo, no máximo, uma vez no mês, porque a limpeza dele é muito agressiva.

Não precisa de desesperar!
Esse processo é normal de acontecer. Ainda que não usássemos produtos e lavássemos o cabelo apenas com água, a próxima oleosidade produzida pelo nosso couro cabelo poderia ser responsável por esse acúmulo de resíduos. Por tanto, não há razão para desespero. É só seguir as dicas e o cabelo volta ao que sempre foi: saudável.

Espero que o post tenha sido útil, ok? Qualquer dúvida ou sugestão, deixa nos comentários que eu responderei com o maior prazer. Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi, Amanda!!!

    Muito bom o post, adorei!!! Parabéns.

    Beijos!!! 😘😘😘

    ResponderExcluir