sexta-feira, 21 de julho de 2017

6 dicas para cuidar dos cachos/crespos no inverno

Oi gente, tudo bem com vocês? Nesse tempo frio é difícil cuidar do cabelo, né? Dá aquele leve preguiça de lavar e quando lavado, ainda é com água quente porque ninguém aguenta entrar na água super gelada do chuveiro. Mas calma, nem tudo está perdido e eu vou te passar umas dicas que vão ajudar os cabelitchos a sobrevirerem nessa época. Bora?!

Pois bem, acredito que os maiores problemas das cacheadas e crespas durante o frio são: lavar o cabelo com água quente frequentemente, fios que demoram demais pra secar, produtos que são ótimos durante o calor já não dão aquele resultado no inverno e a sensação de que todo o tempo e trabalho investidos nas madeixas estão indo por água abaixo com essa falta de uma boa rotina de cuidados. O que podemos fazer para atenuar essas situações:

1. Invista no pré-xampu
Essa dica deve ser seguida principalmente por que não seguem as rotinas low e no poo. O pré-xampu é uma forma de evitar que a lavagem do xampu seja muito agressiva aos fios, ressecando assim, o cabelo. Você pode fazer com um óleo 100% vegetal (eu gosto muito do óleo de coco pra isso) ou com algum creme que seja indicado para isso. Duas boas opções são os Yamasterol, qualquer um deles, ou o Multy, da Salon Line. Usar um bom condicionador depois da lavagem também vai garantir que as cutículas dos fios fiquem bem seladinhas, garantindo mais days-after.

2. Diminua a quantidade de lavagens
É um verdadeiro desafio lavar o cabelo 3x na semana, como eu faço em dias de sol, quando está frio. Então eu tô lavando o cabelo duas vezes na semana com água morna - não posso dizer pra vocês que o melhor é lavar com água fria porque é algo que nem eu mesma faço, rs! Mas a água quente resseca demais as madeixas, então melhor ficar no meio termo.

Não existe uma quantidade certa de lavagens que você deve fazer, é uma questão de cabeça para cabeça, literalmente. Mas é necessário ter cuidado para não passar muito tempo sem fazer a limpeza do couro cabeludo para não desenvolver caspa ou outras doenças.


3. O difusor é um ótimo amigo
Sair de casa com o cabelo molhado em dias frios é complicado demais, né? O difusor nunca foi tão desejado! Secar as madeixas é uma forma não só de evitar resfriados, mas também de garantir uma proteção maior para os cachos, que tendem a ficar mais sensíveis e mais quebradiços durante o inverno.

4. Protetor térmico é só amor
Mas se vai usar o difusor/secador é obrigatório o uso do protetor térmico, ainda mais se usado com muita frequência. O protetor vai fazer com que os fios não fiquem tão fragilizados com o uso constante de fontes de calor. Se no período de calor já é super necessário, no de frio é indispensável!

5. Cremes mais consistentes sempre!
Usar cremes de pentear mais consistentes vai fazer com que o seu cabelo fique na forma desejada por mais tempo, garantido mais days-after e assim, fazendo o que você tenha que por a cabeça no chuveiro menos vezes na semana. Géis e gelatinas também são ótimos aliados para essa época, porque vão, também, garantir que os cachos/crespos durem mais tempo.

6. Máscaras de tratamento mais do que nunca
Lavando as madeixas menos vezes, é indispensável o uso regular de máscaras de tratamento, até para proteger das fontes do calor também, que nesse caso é o difusor. Invista no cronograma capilar para reduzir os danos do frio e do calor excessivo. Se quiser caber mais sobre cronograma capilar, clica aqui.

Keep calm!
Nada disso vai estragar o seu cabelo pra sempre e deixá-lo totalmente danificado. Claro que é importante tomar alguns cuidados, mas não é preciso entrar em paranoia. Cuide do seu cabelo e com certeza ele responderá bem aos tratamentos. Curta os momentos e as fases do seu cabelo, pois é normal haver uma diferença nos fios quando há mudança de estação/temperatura.

Espero que o post tenha sido útil pra vocês e que vocês tenham gostado. Caso tenham alguma observação ou dúvida para fazer, deixem nos comentários que eu responderei assim que possível. Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Meu maior problema com meus cachos no momento é o frizz.
    Boas dicas você deu.
    Bjos.
    www.aiecharme.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amanda!!!

    Muito bom o texto. São dicas super úteis pra todas nós, cacheadas, onduladas e crespas.
    Parabéns!!!

    Beijos!!! 😘😘😘

    ResponderExcluir