quarta-feira, 17 de maio de 2017

No/low poo para lisas e alisadas


O no e low poo são técnicas que visam a saúde dos fios, por usar produtos naturais sem agentes agressivos para as madeixas - e podem ser seguidos por pessoas com qualquer tipo de cabelo, não só cacheados e crespos. Então, lisas e alisadas, vamos saber mais sobre essas técnicas?


No/low poo para lisas e alisadas? Claro que sim! Independente da textura do fio, essas técnicas são benéficas para todos os tipos de cabelo, sejam naturais ou com química (progressiva ou coloração). Eu já expliquei o que é no poo e low poo, então se você ainda tem alguma dúvida, clica no nome que vai te direcionar para os links.

Cabelos lisos:
Muitos produtos liberados para as técnicas são cabelos cacheados/crespos, mas com a popularização delas, já é possível encontrar produtos específicos para todos os tipos de cabelo. Lembre sempre de dar preferência a eles. Por exemplo: se seu cabelo é oleoso, não faz muito sentido usar um produto pra cabelos cacheados, já que tendem a ter mais óleos na composição, pelo ressecamento natural dos fios encaracolados (não é regra, pode ter um produto pra cacheadas que se dê super bem no seu cabelo).

Há um período de adaptação das técnicas, em que o cabelo tende a ficar mais ressecado ou mais oleoso do que o normal. Acontece porque os fios estão se readaptando a um novo modo de lavagem e limpeza, mas depois disso, ele já começa a responder muito bem aos tratamentos. O período depende de pessoa para pessoa, mas eu diria que de um a dois meses.

Benefícios: se seu cabelo é oleoso, é bem possível que passe a ser menos oleoso com o tempo. Não retirar toda a oleosidade do seu couro cabeludo é uma forma do seu organismo entender que não precisa produzir mais e mais a cada lavagem. Uma linha ótima para as lisas é a Vem Que Não Tem, da Sou Dessas, que contém chá verde, que é um antioxidante e ainda faz uma limpeza detox super refrescante.

Cabelos alisados:
Para os cabelos quimicamente tratados, as técnicas podem trazer ainda mais benefícios. Como são cabelos que sofrem com química e, muitas vezes, secador e chapinha constantemente, o no/low poo vai ajudar a minimizar os danos causados pelo excesso de calor e também químicas de transformação. Também vai fazer com que sua progressiva, botox, relaxamento, etc, dure mais tempo. O mesmo vale para colorações, ok?

Como os cabelos quimicamente lisos são mais ressecados, na maioria das vezes (se forem oleosos, pode seguir as dicas para os cabelos lisos, tá), é importante ter por perto sempre um tratamento intensivo que pode ser usado na hora do banho, como uma máscara, por exemplo, e que devolva ao cabelo todos os nutrientes que ele precisa. Vou também indicar a Sou Dessas, nesse caso, que seria a Máscara Térmica Pode Vim Quente Que Eu Estou Podendo (tô devendo uma resenha dela), que é nutritiva (óleo de amaranto), reparadora e fortalecedora (extrato de pimenta). O legal dessa máscara é que ela auto-aquece e isso ajuda na absorção dos princípios ativos pelo cabelo, estimula o fluxo sanguíneo e dar uma super relaxada.

Benefícios: como falei anteriormente, as técnicas vão proteger os fios das agressões sofridas pelas químicas e excesso de calor de secador e chapinha, além de fazer com que a progressiva dure mais tempo, já que o xampu sem sulfato faz uma ótima lavagem, mas bem menos agressiva que os xampus convencionais. Se você fizer no poo, técnica na qual não se usa xampu, as químicas podem durar mais ainda.

Dica de ouro para todos os tipos de cabelo:
Algumas pessoas vieram me falar que não conseguiram se adaptar às rotinas e voltaram a cuidar dos seus cabelos como cuidavam antes. Obviamente, não tem problema nenhum nisso, afinal, você tem a liberdade de cuidar de você como queira. Mas se você realmente tem vontade de seguir essas técnicas, persista. É muito importante lavar bem o cabelo, caprichar mesmo na massagem para que todos os resíduos sejam tirados dos fios, evitando caspas e outros problemas.

Outra dica muito importante é: não tenha medo de testar! Não é porque determinado xampu não deu bem com seu cabelo que toda a rotina low poo precisa ser descartada. É um novo tipo de técnica que você pretende começar a seguir, então testes serão necessários, até para que você saiba o que seu cabelo gosta ou não. Por isso, leia muito! Se informe sobre as técnicas, entenda sobre composição. Essa é a melhor forma de obter bons resultados.

Gente linda, eu espero que esse post tenha sido bastante útil pra vocês. Caso tenham dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários que eu responderei com o maior prazer. Beijos e até a próxima!

Um comentário: