quinta-feira, 13 de abril de 2017

Meu cabelo não cresce. E agora?


Você já fez de tudo, mas não tem jeito: seu cabelo não cresce. Isso pode ser causado por vários motivos, que talvez você até desconheça. Pra te ajudar a identificar o problema, vou trazer aqui uma lista de possíveis causas para os fios não crescerem - e soluções, claro! Vamos ao que interessa?



1. Excesso de produtos químicos
Produtos de química de transformação, como colorações e progressivas, são muito agressivos para o cabelo. O excesso pode deixar suas madeixas finas, sem força e quebradiças e, por isso, o fio acaba estancando no crescimento. Cuidar do cabelo quimicamente tratado é essencial.
Como resolver: Dê uma pausa em uma aplicação de química e outra e invista em nutrições e, principalmente, reconstruções, pois são elas que vão devolver ao fio a massa capilar perdida. Caso o fio esteja muito danificado, corte as pontinhas e dê uma pausa maior nos produtos químicos.

2. Problemas no couro cabeludo
Há diversas disfunções no couro cabeludo que podem influenciar no crescimento do seu cabelo, inclusive causar queda, a exemplo de caspa e dermatite. O ideal é que você procure um dermatologista para que ele possa dar um diagnóstico mais preciso.
Como resolver: Às vezes, o excesso de produto na raiz do cabelo (cremes de pentear, etc) podem fazer com que os folículos capilares fiquem entupidos, causando vários problemas no couro cabeludo. Lembre sempre de não passar condicionadores, máscaras de tratamento e cremes finalizadores na raiz para evitar problemas. Ainda assim, não dispense a visita ao dermatologista.

3. Atrito
Passar a mão, pentear as madeixas o tempo todo e o uso constantes de presilhas e diademas podem ser uma furada, principalmente pra quem tem cabelos cacheados e crespos, que são mais sensíveis.
Como resolver: Evite mexer nos fios molhados e o atrito em excesso. Evite usar prendedores de cabelo que sejam muito apertados. Use óleos vegetais ou reparadores para garantir a proteção das madeixas ao decorrer do dia.

4. Disfunções hormonais e falta de vitaminas
Nosso corpo por fora reflete o que se passa por dentro. Quando o cabelo está muito quebradiço e com queda acentuada, pode ser reflexo de problemas hormonais e falta de vitaminas, que podem ser causadas por uma má alimentação ou situações de saúde. O ideal é que você procure um médico.
Como resolver: Em boa parte dos casos, uma alimentação balanceada e saudável já traz vida e crescimento para os fios. Caso você se alimente bem e ainda esteja com problemas relacionados ao crescimento capilar, procure um dermatologista.

5. Faixa etária
Quanto mais velho vamos ficando, mais nossos cabelos vão perdendo a força e começam a crescer mais lentamente - não é à toa que eles ficam brancos. Isso pode ainda ser agravado com o excesso de químicas de transformação, uso de chapinha e secador acumulados durantes os anos.
Como resolver: Em relação a idade, é super normal ter um crescimento mais lento. O que se pode fazer é continuar cuidado bem das madeixas e evitar exigir demais delas com químicas e fontes de calor constantemente.

6. Estresse emocional
Mais uma vez, digo que o nosso corpo reflete o que se passa por dentro. Situações altamente estressantes e traumáticas podem sim influenciar negativamente o crescimento das suas madeixas e até mesmo gerar queda.
Como resolve: Procure um profissional da área de saúde, seja psicólogo ou psiquiatra, para poder conversar e trabalhar os problemas. Uma mente saudável com certeza terá como reflexo um corpo saudável.



Estimulando o crescimento saudável dos fios
- Invista em massagens no couro cabeludo;
- Faça uso de tônicos de crescimento;
- Alimentação saudável é essencial;
- Não passar cremes no couro cabeludo (só o que vai no couro é xampu!);
- Evitar o excesso de químicas de transformação, como tinturas e progressivas.

Gente! Espero que o post tenha ajudado a vocês a identificar o que se passa nessas cabecinhas, caso vocês tenham problema com crescimento capilar. É importante investigar para ter certeza que o funcionamento do nosso corpo está legal, pois problemas com o cabelo pode revelar que algo que não é legal está acontecendo conosco. Por isso, fiquem atentos(as). Por hoje é isso. Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário