terça-feira, 4 de abril de 2017

Dicas e finalizações para cada cabelo tipo 3


Oi gente, tudo bem? O post de hoje vai ser sobre dicas e finalizações perfeitas para os cabelos tipo 3. E claro que, pra me ajudar eu chamei duas maravilhosas de cabelos divos e que adoram cuidar dos seus cachinhos: Lila, cabeleireira do Spa dos Cachos, e Ana Paula do blog Garota Chic. Então vamos ao que interessa? ;)

Se você ainda tem dúvidas de qual é o seu tipo de cacho, nesse post aqui eu falo mais sobre isso, ok? Mas vou explicar direitinho em cada tipo de cabelo 3 como identificar. Lembrando que, muitas vezes, temos mais de uma textura na cabeça, então classificamos pela predominante.

Tipo 3A


Como identificar: cachos bem abertos em formato de S, não fecham completamente formando uma espiral. Raiz lisa e os cachos começam a se formar no comprimento do cabelo. Tendem a ter muito frizz por não serem tão definidos. Fácil de modelá-los lisos ou cacheados.

Como cuidar: uma coisa que melhorou muito o meu cabelo foi o low poo. Até mesmo mais definido ele ficou! faço tratamentos pelo menos 1x na semana com máscaras de nutrição, que são as que dão melhor resultado nos meus fios, já que eles adoram óleos. Com hidratação eu não vejo tanto resultado e por isso dou prioridade a máscaras de nutrição.

Cremes consistentes, mas ao mesmo tempo leves, conseguem definir meus cachos sem tirar o volume deles, por isso são os meus preferidos. Além disso, gosto de intercalar o xampu sem sulfato com co-wash, pois o cabelo cacheado é naturalmente ressecado e fazer dessa forma deixa ele hidratado por mais tempo. Também amo usar óleos finalizadores para "quebrar" o durinho do creme.

Como é um cacho que se desfaz com certa facilidade, gosto de fazer um coque abacaxi para quando for dormir, não amassar os cachos. Ajuda muito e passo vários dias sem precisa revitalizar os fios.

Melhor finalização: fitagem! Desde que resolvi assumir os cachos, a fitagem foi a melhor finalização que achei pro meu cabelo. Apesar de dar um trabalhinho maior, garante que os cachos fiquem definidos e eu não precise revitalizá-los até a próxima lavagem. Usar gelatina ou gel para cabelos cacheados também ajuda bastante a segurar a definição dos fios.

Tipo 3B


Como identificar: Cachos um pouco mais fechados que o 3A, tendendo também ao ressecamento. Tem uma modelagem um pouco mais difícil (pois tem cachos um pouco mais fechados) e é menos brilhoso do que o tipo A, justamente por perder água mais rápido. A raiz é mais lisa e os cachos se formam no comprimento.

Como cuidar: "Eu descobri meu cabelo cacheado há 3 anos atrás, não que eu tenha alisado algum dia, mas nunca soube o que fazer com ele. Tenho cabelo 3B com fios de densidade média, nem tão finos, nem tão grossos em boa parte da cabeça, mas como toda cacheada também é possível encontrar 2C em minha nuca baixa e 3A na nuca alta, resumindo aqui tem curvas para todos os gostos.

Apesar dessa diversidade não tenho dificuldade com os cuidados diários e na escolha de produtos. Faço no poo há 2 anos, já utilizei várias marcas, mas atualmente uso Deva Curl em boa parte das vezes. Por trabalhar em uma loja eventualmente vou testando algo. O que aprendi é que meu cabelo gosta de óleo, não exagerado, então meus produtos geralmente contem óleo, mas não são pesados. Já fiz muito LOC (Liquido, Óleo e Creme) hoje não faço mais, meu cabelo fica cada vez mais simples de cuidar, resultado de uma boa rotina.

É um mito que o cabelo cacheado precisa de muito cuidado, minha rotina no banho demora em média 20 min. 3x por semana e já saio com cabelo pronto e finalizado, uma escova em um salão demoraria me média 1:30h e se somar meu cuidado semanal daria 1h ao todo" conta Lila Castro, proprietária e cabeleireira do SPA dos Cachos.

Melhor finalização: "Só passo o creme com os dedos em garras e amasso no final com uma toalha de microfibra", conta Lila. Ela também usa touca de cetim para dormir, evitando que o atrito com o travesseiro desfaça os cachos e gere frizz.

Tipo 3C


Como identificar: o cacho é bem fechadinho e o fio é espiralado desde a raiz até o comprimento. Tende a ser um cabelo um pouco mais seco do que os tipos A e B, justamente por ser mais definido. Também tende a ser poroso. Ele, apesar de ser tipo 3, se assemelha bastante com o tipo 4A, crespo, e por isso requer bastante hidratação!

Como cuidar: A Ana Paula, do blog Garota Chic, dá as dicas."O tratamento de todo cacheado começa pelo controle da oleosidade na raiz e por combater o ressecamento das pontas. Ao contrário dos fios lisos, em que o óleo produzido no couro cabeludo desce facilmente até as pontas, hidratando o cabelo por inteiro, nos cacheados, cada volta da espiral significa um empecilho à descida do sebo natural do cabelo. Assim, a raiz fica mais oleosa e o restante do cabelo, ressecado.

Normalmente lavo meu cabelo 3x por semana. Antes da lavagem com shampoo, aposte na pré-lavagem, em que óleos vegetais são espalhados no comprimento do cabelo. Durante a lavagem, passe pouco shampoo no couro cabeludo e massageie levemente. Após condicionar e desembaraçar os fios use um creme para pentear. Esse produto ajudará na fitagem, que é o momento de definir os cachos."

Melhor finalização: Cremes de pentear e leave-ins que contenham óleos em suas composições, pois ajudar a controlar o ressecamento e o frizz natural das madeixas. "Não gosto de usar secador, pois sinto que meu cabelo fica muito seco e sem brilho, prefiro que seque naturalmente", explica Ana.

Um comentário: