domingo, 23 de abril de 2017

Coisas que você precisa saber antes de usar um xampu bomba


Oi gente, tudo bem? Resolvi fazer esse post sobre xampu bomba porque, em alguns grupos de cabelo que faço parte, tenho visto meninas muito aflitas e querendo produtos que façam seus cabelos crescerem rapidamente. Pra ajuda vocês, eu vou dar algumas dicas de uso e esclarecer alguns pontos que ainda geram bastante dúvidas sobre esses produtos. Bora lá?!


Tenho percebido muitas meninas, principalmente depois que fazem o BC, querendo desesperadamente que o cabelo cresça. Essa busca por fios longos o mais rápido possível tem feito as pessoas usarem os produtos para crescimento de modo errado ou esperar um resultado que está além das possibilidades do produto.

A primeira coisa que queria dizer pra vocês é que não precisamos de cabelo comprido para sermos bonitas! Essa "obrigação" de que mulher tem que ter cabelo grande já passou da hora de ser desconstruída. Ter cabelo curto não te deixa menos bonita ou menos mulher, tá bem? Use seu cabelo da forma como você se sente bem!

Dito isso, Sabemos que os fios saudáveis crescem de um a um centímetro e meio no mês, dependendo de alimentação saudável, estilo de vida e cuidados com as madeixas. Então, vamos às dicas de uso e o que não esperar desses produtos:

1. Se fizer receita caseira, não use produtos de animais
O Monovin A é um produto de uso animal, uma concentração altíssima de vitamina, que pode fazer com que seu cabelo tenha hipervitaminose e comece a cair. Além disso, o produto não é indicado especialmente para crescimento do pelo do animal, mas sim para dar brilho. O que o Monovin faz é acelerar o processo de "envelhecimento" do fio, fazendo-o cair mais rápido, e talvez por isso dê a impressão de que o cabelo está crescendo mais rapidamente.

2. Usar um bomba não vai fazer com que seu cabelo cresça 10 centímetros por mês
Na verdade, nada que você usar no cabelo vai operar esse milagre. Nem xampus fabricados, nem caseiros. Alguns produtos vão auxiliar no crescimento, pois fortalecem o fio e realmente podem fazer com que seu cabelo, em vez de crescer 1cm no mês, cresça 2cm. Mas nada vai fazer com que, da noite pro dia, seu cabelo saia do ombro e bata na bunda, ok? Só o tempo pode fazer isso. É preciso paciência.

3. O excesso pode provocar o efeito contrário
Exagerar no uso pode fazer com que seu cabelo caia e fique quebradiço. Não adianta comprar xampu, condicionador, creme de pentear, tônico, etc, tudo para crescimento. Esses produtos, em excesso, não vão fazer bem bom seu cabelo, especialmente se você fizer uso do Monovin. Tudo em excesso é veneno e quando se fala em crescimento capilar, não é diferente. Seu cabelo pode começar a partir e cair em quantidades além do normal. Vídeos no YouTube de pessoas que tiveram queda severa depois do uso de produtos de uma marca para crescimento podem comprovar o que estou falando.

4. Dê um intervalo após o uso
Depois de tantas vitaminas, o cabelo precisa de um descanso. O ideal é que, se você está usando um tônico para crescimento, por exemplo, dê um tempinho de intervalo para começar outro produto com essa finalidade. Inclusive, não é indicado o uso diário, tente intercalar com outros produtos que não são para crescimento, ok?

5. Produtos bomba tendem a dar uma ressecada nos fios
Apesar de promoverem crescimento, eles ressecam os fios. Muitas pessoas que já usaram, de diferentes marcas, já me falaram isso. Então, se você está com os cabelos, frágeis, danificados ou secos, evite usá-los pelo menos até que seu cabelo esteja mais fortalecido e hidratado. Caso contrário, o resultado pode não ser o que você espera.


6. O óleo de rícino
Ele tem sido muito usado por quem quer cabelos compridos, mas é preciso cuidado com o seu uso. Como é um laxante, pode ter efeitos adversos, como dor de cabeça e diarreia, e é importante fazer um teste de mecha antes de usá-lo. Além disso, gestantes e lactantes não podem usar, justamente porque pode causar reações não esperadas. É muito importante está atento a isso.

7. Não existe milagre
Queria reforçar isso mais uma vez. Não existe receita fantástica que vai fazer seu cabelo crescer rapidamente. A única coisa que pode fazê-lo é colocar um aplique ou usar uma peruca.

8. Invista em ampolas
Ampolas de tratamento são concentradas e por isso costumam dar mais resultado do que usar xampu bomba. Elas, ainda que não sejam específicas para crescimento, vão hidratar, nutrir e fortalecer os fios, fazendo com que, naturalmente, eles tenham um crescimento mais saudável.

9. Cuide da sua saúde
Um bom estilo de vida e alimentação saudável, na maioria das vezes, são os grandes resposáveis por cabelos saudáveis. Claro que bons produtos de tratamento também vão auxiliar em cabelos mais bonitos, mas tudo em nós começa de dentro pra fora. Alimentar-se bem reflete bastante no nosso corpo, inclusive em cabelos e unhas.

10. Especialistas dizem que os produtos não têm eficácia comprovada
Pois é! Dando uma pesquisada mais a fundo na internet, vi que dermatologistas afirmam que o xampu bomba não tem eficácia comprovada. Isso quer dizer que não funciona? Não necessariamente. Pode ser que seu cabelo realmente cresça um pouquinho a mais do que o normal dele e pode ser que não. Pode ser que outras coisas influenciem no crescimento também. O importante é você ter noção de que o produto não é milagroso e que é preciso ter cuidado no seu uso, para não ter problemas depois.

Quero deixar bem claro que a minha intenção não é demonizar ou que você não use produtos bombas, mas que use com maior cuidado e da maneira correta. Claro que cada organismo funciona de um jeito e, porque não funcionou com uma pessoa, não vai funcionar pra você, mas é importante tomar cuidados para evitar possíveis problemas.

Eu espero que vocês tenham gostado do post. Deixem as opiniões sobre isso nos comentários e eu responderei com o maior prazer. Não deixem, também, de indicar assuntos que vocês gostariam de ver aqui no blog, tá bem? Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário