quinta-feira, 23 de março de 2017

O que é scab hair e como tratá-lo

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar sobre o temido scab hair, que quem tá passando por transição capilar deve conhecer muito bem, né? É difícil se livrar dele, mas não impossível! E é isso que eu vou te ensinar nesse post: como tratar o scab hair. Vamos lá?!

O que é scab hair?
É o que chamamos de cabelo de transição. É o cabelo que vem depois do cabelo relaxado e antes do cabelo totalmente natural. Normalmente ele é ressecado e sem forma, nem santo consegue dar jeito nesse cabelo. Tudo indica que é uma parte do fios danificados pela química de transformação, apesar de não haver estudos que comprovem que progressivas e alisantes podem ter impacto no couro cabeludo, explicaria o porquê de algumas pessoas não poder usá-los, como grávidas e lactantes.

Não existe comprovação científico do tão temido scab hair, mas muitas pessoas (inclusive eu tive, quando estava em transição) alegam que, durante a transição e até mesmo depois do BC (sigla para Big Chop, que é o corte que retira toda a parte quimicamente tratada das madeixas) sofrem com esse cabelo indefinido, poroso e bem difícil de tratar. Tranças, megahair e apliques também podem causar o scab hair.

Como identificar o scab hair?
Tá vendo esse cabelo sem forma na minha franja?
Esse é o tal scab hair!
A principal característica é a falta de definição. Você pode usar o melhor creme de pentear das galáxias, mas seus cachos não definem. Porosidade, ressecamento, aspereza, falta de brilho: todas essas são característica do cabelo de transição. Se você não costuma pintar o cabelo, está sem usar química de transformação há mais de um ano e não sofreu nenhuma mudança hormonal recente, é bastante provável qie você esteja lidando com o scab hair. Lembrando que nem toda cacheada/crespa em transição capilar passa por isso, vai depender muito de cabeça para cabeça, ok?

Como tratá-lo?
Antes de tudo, eu sempre gosto de deixar claro que a maior diferença na saúde do seu corpo é feita de dentro pra fora, ou seja, alimente-se bem! Uma boa dieta vai garantir que seus cabelos cresçam fortes e saudáveis, além de fazer com que cresça mais rápido, então menos tempo você terá que se preocupar com esse problema chamado scab hair. Se você quiser uma solução rápida, aconselho que corte a parte danificada do cabelo, pois todo tratamento precisa de paciência e persistência para surtir efeito. Caso você não queira ter que recorrer a tesoura, junto a uma alimentação balanceada, há algumas coisinhas que você pode fazer para se livrar desse problema:

- O cronograma capilar é o melhor investimento que você pode fazer nesse momento. Ele vai garantir que seus fios recebam todos os nutrientes que precisam para sua recuperação. Você pode dar uma olhada no especial que eu fiz aqui no blog falando de cada uma das etapas do processo: hidratação, nutrição e reconstrução. Em cada uma delas tem várias opções de máscaras que você pode usar no tratamento.

- Use e abuse de óleos vegetais para nutrir suas madeixas. Fazer umectação pelo menos uma vez na semana é uma dica maravilhosa para cacheadas e crespas, já que normalmente o tipo de cabelo delas adora óleos. O mais indicados são óleo de coco e azeite de oliva, ambos extravirgens.

Explicando o scab hair
- Manter sempre os fios hidratados. Mesmo quando você não for lavar, use sprays revitalizadores de cachos ou até mesmo leave-ins que devolvam a hidratação para o cabelo. Fios tipo 3 e 4 perdem água muito rápido, então é importante que você não descuide desse detalhe.

- Tenha carinho e paciência! Scab hair é bem chatinho. mas é uma fase passageira. Não tem segredo: Cuide com amor do seu cabelo e com certeza ele ficará bonito e saudável, ok?

Gente, eu espero que o post tenha sido muito útil pra vocês. Caso tenham dúvidas sobre o assunto ou sugestões para posts e vídeos, deixem comentários que eu lerei e responderei com o maior prazer! Beijo pra vocês e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário