quarta-feira, 29 de março de 2017

Dicionário das crespas e cacheadas


Olá, pessoas! Hoje eu trouxe um dicionário com várias expressões usadas pelas cacheadas e crespas, pra ajudar quem está entrando nesse universo agora e ainda não conhece alguns termos. Caso queira procurar uma palavra diretamente é só apertar CRTL + F no seu teclado e digitar a palavra, ok? Vamos lá!

Transição capilar: é quando você decide parar de dar químicas de transformação (alisamentos/progressivas) para o cabelo voltar ao formato natural, seja ele ondulado, cacheado ou crespo. Caso queira saber mais sobre transição, clica aqui.

BC: Big Chop ou grande corte, em português, é quando a pessoa em transição capilar corta os fios para tirar toda a parte que ainda está quimicamente tratada. Normalmente o cabelo fica bem curto, mas algumas pessoas esperam que ele cresça até um tamanho desejado para depois cortar.

Cronograma capilar: rotina de cuidados com o cabelo para deixar ele mais saudável. O processo tem três etapas: hidratação (devolver água dos fios), nutrição (maciez e brilho) e reconstrução (força e resistência). Para saber mais sobre o cronograma, clica aqui.

Day-after: ou "dia seguinte", em português, são os dias após o dia em que você lavou o cabelo. Para ter bons days-after, você deve dar muita atenção aos fios no dia da lavagem, e assim você não precisará molhar as madeixas todos os dias. Para saber mais sobre isso, clica aqui.

Umectação: técnica de enluvar o cabelo com óleos 100% vegetais para tratar os fios, devolvendo a maciez, brilho e diminuindo o frizz. Os óleos mais indicados para esse tratamento são o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco. Para saber mais sobre umectação, clica aqui.

Texturização: a texturização é usada, principalmente, por pessoas que estão em transição, para deixar o cabelo natural e o quimicamente tratado com a mesma textura. Existem várias formas de texturizar o cabelo: plopping, fitagem, dedoliss, bigudins, bobs, coquinhos, rolo de papel higiênico, etc. Para saber mais sobre texturização, clica aqui.

Plopping: texturização que consiste em passar creme de pentear nos fios molhados ou úmidos e envolvê-los com uma camisa de algodão por, pelo menos, 20 minutos. O ideal é arrumar os fios no centro da camisa e torcer a ponta do tecido, como uma embalagem de bombom. Cachinhos definidos será o resultado.

Fitagem: consiste em separar o cabelo em fitas, com os dedos, e depois amassá-las para estimular a formação dos cachos. É uma das texturizações mais adoradas pelas cacheadas e garante vários days-after! Para assistir um vídeo de como fazer fitagem, clica aqui.

Dedoliss: Enrolar uma parte fina do cabelo no dedo, como um babyliss, para formar o cacho. É uma ótima texturização para quem ainda está em transição capilar.

Bigudinho: é uma material de plástico, em formato cilíndrico, que é usado para enrolar os cabelos e, depois de algumas horas, forma cachos. É muito utilizado por salões para fazer o permanente afro. Qualquer loja especializada em cabelos vende bigudinhos.

Método L.O.C: Finalização para os cabelos crespos e cacheados que tem três passos: líquido, óleo e creme. Na primeira etapa, você pode lavar os cabelos ou utilizar um borrifador com soro fisiológico + d-pantenol. Na segunda parte, o óleo vegetal irá proteger seus fios e por último, o creme de pentear de sua preferência dará molde aos cachos.

Método O.G: Finalização em que se utiliza apenas óleo e gel, sem creme de pentear. É uma finalização para dar definição e volume nas madeixas. O óleo protegerá os fios e ele pode ser vegetal ou aqueles comercializados pelas marcas também (que, de preferência, não tenha petrolatos) e o gel doará volume e definição. Para ver um vídeo dessa finalização, clica aqui.

No poo: ou "sem xampu", em português, é uma técnica de cuidado com os cabelos em que não se usa xampu para a limpeza dos fios. Eles são higienizados com condicionadores limpantes, argilas, chás, entre outros. Essa técnica também abole o uso de sulfatos, petrolatos e silicones. Para saber mais, clica aqui.

Low poo: ou "pouco xampu", em português, é uma técnica de cuidado com os cabelos em que se usa xampu de limpeza mais suave, os chamados xampus sem sulfatos. Essa técnica abole o uso de sulfatos fortes e petrolatos. Para saber mais sobre low poo, clica aqui.

Co-wash: é o método de lavar o xampu com condicionadores limpantes que substituem os xampus convencionais. Eles fazem uma limpeza mais suave, ideal para quem tem cabelos cacheados e crespos, que ressecam com mais facilidade, embora pessoas com todos os tipos de cabelo possam fazer co-wash. Para saber mais, clica aqui.

Water only: ou "apenas água", em português, é a técnica de lavagem no método no poo. Você fará um detox no cabelo, utilizando argila, por exemplo, e depois vai lavar o cabelo apenas com água. O segredo é caprichar bem na massagem no couro cabeludo! Caso queira hidratar os fios, aposte em receitas caseiras.

Borrifador: é onde nós fazemos nossas misturinhas para revitalizar os cachos no day-after. Normalmente, dentro do borrifador, tem soro fisiológico, d-pantenol, um pouquinho de óleo vegetal e um pouquinho de creme de pentear. Lembre-se sempre de fazer em pouca quantidade, pois a mistura não pode ser guardada por muito tempo. Faça o suficiente pra uma semana de uso.

Difusor: difusor é uma parte que se acopla ao secador de cabelos que é específico para secar cabelos cacheados e crespos. Ele vai estimular os cachos e também o volume dos fios e quanto maior, melhor. Normalmente é uma "boca" redonda, com vários buraquinhos, para que o ar seja distribuído igualmente pelo cabelo.

Porosidade: é a capacidade que os fios têm de abrir e fechar as suas cutículas. Existem três tipos: a baixa, a média e a alta. Se seu cabelo tem baixa porosidade, suas cutículas ficam abertas, então ele não segura bem a hidratação dentro. Se tem alta porosidade, as cutículas ficam seladas demais, dificultado que os tratamentos penetrem o fio.

Scab hair: é o que chamamos de cabelo de transição. Sabe aquela parte do cabelo que não está quimicamente tratada, mas ainda não define, é ressecada e sem forma? Esse é o tal scab hair. Parece muito durante a transição. Mas, calma! É passageiro, depois os cachos voltam ao formato natural. Para saber mais sobre scab hair, clica aqui.

Baby hair: são os cabelinhos novos, recém-nascidos. Eles costumam aparecer na parte da testa.

Bad hair day: é a expressão que usamos naquele dia que o cabelo não tá legal, não tá do jeito que a gente queria e nada que a gente faz pra resolver dá jeito, sabe? é um dia ruim do nosso cabelo.

Coque abacaxi: é um penteado para evitar que os cachos se desfaçam durante as horas de sono. É só amarrar o cabelo no topo da cabeça, com um coque frouxo. Vai ajudar muito também para que o cabelo não fique com tanto frizz, já que diminui o atrito entre os fios e o travesseiro.

Pente garfo: pente usado para dar volume nos fios cacheados, e principalmente, crespos. Se usa na raiz do cabelo, para soltar a os cachos. É usado muito por quem tem o cabelo no corte redondo, ou estilo black power, como é mais conhecido.

Ufa! Espero que essa listinha seja bem útil pra vocês. Se vocês lembrarem de algum termo que eu não coloquei aqui, me falem que eu incluo, tá bem? Dúvidas e sugestões nos comentários, gente! Beijos de luz e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário