quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tudo sobre a etapa de NUTRIÇÃO do cronograma


E hoje tem a segunda parte da série sobre as etapas do cronograma capilar! Se você perdeu o primeiro post sobre hidratação, clica aqui, ok? Vou falar sobre nutrição, que é a fase dois do cronograma. Pra que serve, como faz e qual é a diferença da hidratação? Vem que eu te conto agora!

Pra quê nutrir o cabelo?
A nutrição é a etapa que serve para repor os lipídios, ou seja a oleosidade natural do cabelo. É especialmente importante para cabelos cacheados e crespos, porque pela forma dos fios, encaracolados ou frisados, dificulta com que a oleosidade do couro chegue ao comprimento, fazendo com que ele fique seco. Ser seco é natural desses tipos de cabelo, mas não quer dizer que lisas e onduladas não possam fazer, apenas não têm tanta necessidade.

A nutrição é necessária quando seu cabelo tá poroso, sem movimento, com as pontas espigadas e com muito frizz. A indicação é que a nutrição seja feita uma vez na semana e há duas formas de fazer: com uma máscara de nutrição ou umectação com óleos 100% vegetais, de preferência óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem (que eu aplico como faz nesse post aqui). O excesso de nutrição pode deixar as madeixas pesadas e com aspecto de sujas.

É a nutrição que vai manter a água reposta pela hidratação, pois o óleo adentra os fios e segura a água, fechando as cutículas do cabelo. Com isso, o cabelo fica super brilhoso e hidratado por mais tempo.

Como saber se um produto é nutritivo?
Basicamente, se ele tiver vários óleos vegetais em sua composição. Óleos (oil) e manteiga (butter) vegetais são os principais ingredientes. Logo no rótulo, pode ter alguma marcação como máscara nutritiva ou algo do tipo. Mas, mais uma vez ressalto a importância de saber ler a fórmula do produto comprado.

Máscaras nutritivas, normalmente, vem também com componentes hidratantes para que a fórmula fique balanceada. É necessário prestar atenção no que o seu cabelo pede. Por exemplo, quanto menor for o cacho, mais o cabelo gosta de produtos nutritivos, quanto mais liso, menos. Por isso, é preciso cuidado para não exagerar no uso, ok? Ao começar o cronograma capilar, você vai conseguir identificar o que seu cabelo está gostando ou não. Vamos à listinha de produtos?


1 - Máscara de óleo de argan, da Kanechom (1kg - liberado apenas para low poo) .
2 - Umectação de Oliva, da Lola Cosmetics (200g - liberado para no e low poo).
3 - Máscara Oro Argan Monoi, da Bioderm (300g - liberado para no e low poo).
4 - Maionese Capilar da linha Tô de Cacho, da Salon Line (500g - liberado para no e low poo).
5 - Máscara de nutrição da linha Doctor, da Inoar (450g - liberado para no e low poo).
6 - Manteiga de Murumuru e Pantenol, da Softhair (220g - liberado para no e low poo).
7 - Máscara Divine Curls, da Inoar (450g - liberado para no e low poo).
8 - Máscara Proteção Térmica, com óleo de argan, da Monange (300g - liberado apenas para low poo).
9 - Máscara Nutre! CronoPower, da Haskell (250g - liberado apenas para low poo).
10 - Morte Súbita, da Lola Cosmetics (450g - liberado para no e low poo).
11 - Banho de Creme Tutano e Ceramidas, Bio Extratus (500g - liberada apenas para low poo).
12 - Máscara LoveCachos, da Capicilin (300g - liberado apenas para low poo).
13 - Máscara Amo Sol, da Yenzah (300g - liberado para no e low poo).
14 - Poderoso Cremão, da Lola Cosmetics (230g - liberado para no e low poo).
15 - Manteiga de Coco e Pracaxi, da Softhair (220g - liberado para no e low poo).

E aí gente, gostaram do post? Foi útil? Espero muito que sim. O próximo e último será sobre a etapa de reconstrução. Dúvidas e sugestões, deixem nos comentários, por favor! O que mais vocês gostariam de ver por aqui? Conte-me. Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olha Parabens pela iniciativa de explicar tão bem sobre cronograma e produtos especificos, acho bem confuso saber diferenciar, vai me ajudar bastante!!!

    ResponderExcluir