sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Tudo sobre a etapa de HIDRATAÇÃO do cronograma

Oi gente, tudo bem? Hoje eu começo uma série de posts sobre cronograma capilar que terá três partes, cada uma focando em uma etapa desse processo: hidratação, nutrição e reconstrução. Começo hoje falando sobre a hidratação, a etapa mais básica do cronograma. Vou explicar tudo detalhadinho e espero sanar todas as suas dúvidas, ok? Vem ler!

Por quê hidratar o cabelo?
Hidratar significa repor a água dos fios. Caso ela não seja reposta, o cabelo começa a ficar frágil e com tendência a quebrar com facilidade. Um fio de cabelo tem cerca de 8% de água, uma quantidade baixa, e por isso mesmo é essencial que haja reposição do líquido. Essa é a etapa mais básica do cronograma e deve ser feita de duas a três vezes na semana.

É fácil perder a hidratação do cabelo por causa da ação do vento, sol e, principalmente, fontes de calor, como escova, chapinha e babyliss. Um cabelo bem hidratado é macio, maleável e suave. Excesso de hidratação não traz danos ao cabelo. Aliás, é bem difícil chegar ao excesso nessa etapa, pois é o que normalmente as madeixas mais precisam.

Como saber se um produto é hidratante?
Ler o rótulo é sempre a melhor maneira de saber se você está comprando um produto que realmente cumpre o que promete. Normalmente, logo de cara, a máscara terá as palavras HIDRATANTE, HIDRATAÇÃO ou UMECTANTE. Mas, para ter certeza, o melhor a fazer é saber ler a composição do produto.


Dificilmente um produto vem com componentes apenas hidratantes, nutritivos ou reconstrutores. As máscaras vão ter, em sua fórmula, agente das três etapas do cronograma (ou pelo menos duas) e o que vai ditar em qual momento ela se encaixa é a quantidade de cada componente em sua fórmula. Pra facilitar, eu vou botar uma lista com algumas máscaras de hidratação, de todos os preços. Aí, vocês podem escolher - caso a sua não tenha na lista, é só ver se tem os componentes acima.


1 - Santo Black Poderoso, da Novex (1kg - liberado para no e low poo).
2 - Máscara de hidratação Doctor, da Inoar (450g - liberado para no e low poo).
3 - Creme multifuncional Yamasterol Babosa, da Yamá (900g - liberado para no e low poo).
4 - Máscara de abacate da Casulão (500g - liberado apenas para low poo).
5 - Máscara umectante Sou + Cachos, da Yenzah (480g - liberado apenas para low poo)
6 - Máscara de hidratação Cachos Perfeitos, da Monange (300g - liberado para no e low poo).
7 - Máscara de Tratamento Argan Nutritive, da Oro Argan (300g - liberado apenas para low poo).
8 - Creme multifuncional Milagre, da Lola Cosmetics (930g - liberado para no e low poo).
9 - 3 Minute Miracle Moist, da Aussie (236ml - liberado apenas para low poo).
10 - Máscara de hidratação #CronoPower, da Haskell (250g - liberado apenas para low poo).
11 - Creme multifuncional da linha Amo Cachos, da Griffus (1kg - liberado para no e low poo).
12 - Máscara Tratamento pra Arrasar!, da linha Tô de Cacho, da Salon Line (500g - liberado para no e low poo).
13 - Heaven in Hair, da Deva Curl (500g - liberado para no e low poo).
14 - Máscara Elseve Reparação Total, da L'Oreal Paris (300g - liberado para no e low poo).
15 - Máscara Low Poo Nutritivo, da Kanechom (1kg - liberado para no e low poo).

Ufa! Espero que não tenha restado nenhuma dúvida. A próxima etapa que vou falar será a de nutrição, no mesmo esquema. Espero que o post ajude vocês, viu? Caso ainda tenho alguma dúvida, deixem nos comentários que eu respondo com prazer. Beijos!

2 comentários:

  1. Mas o Santo Black não seria da etapa de nutrição por conter óleo de semente de baobá? Posso usá-lo na fase de hidratação no cronograma sem ter efeito rebote? Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, tudo bem? Olha, a verdade é que essas máscaras mais baratas têm composições mais simples, então não tem uma quantidade tão concentrada de óleos para ser uma nutrição potente. Você pode usar como hidratação sem problemas. Beijo!

      Excluir