quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Como eu cuido do meu cabelo (passo a passo)


Muita gente me pergunta como eu faço pra ficar com o meu cabelo do jeito que ele tá. Além de genética (haha), eu tento ao máximo manter uma rotina de cuidados para que ele não fique tão ressecado, principalmente nessa época de muito calor. Nesse post, eu vou contar pra vocês como eu faço, passo a passo: lavagem, finalização, etc. Espero que ajude quem tem o tipo de cacho parecido com o meu. Bora lá?!

Lavagem

Vamos começar pelo básico. Eu lavo meu cabelo cerca de três vezes na semana (às vezes mais por causa da academia). Eu sigo a rotina xampu leve/low poo, mas intercalo as lavagens entre o xampu sem sulfato e co-wash - normalmente lavo 1x com xampu e 2x com co-wash (veja como fazer aqui), justamente para evitar o ressecamento dos cabelos. Sempre uso um condicionador para selar as cutículas, mesmo depois de ter feito a lavagem com um condicionador limpante. Importante: se você é cacheada/crespa e seu xampu acaba antes do seu condicionador, algo está errado. O ideal é que usemos menos xampu e que caprichemos na massagem de limpeza.

Xampu que estou usando: Iluminador, da Phytoervas (resenha aqui), e o Poderoso Shampoozão, da Lola Cosmetics (resenha aqui).
Condicionador que estou usando: Creme Multyfuncional Multy, da Salon Line (resenha aqui).
Co-wash que estou usando: No Shampoo, da linha Vivá, Brasilis Cometics (resenha aqui).

Tratamentos semanais

Principalmente agora que estou fazendo academia, estou dando muita atenção às hidratações e nutrições. Eu não sigo cronograma capilar, mas toda semana hidrato e nutro os meus fios. Pelo menos uma vez por semana, tento fazer uma hidronutrição e  uma nutrição. Reconstrução eu não faço muito e quando faço, dou preferência a produtos mais "fracos", porque como não pinto e nem uso química no cabelo, sinto que ele não precisa.

Hidronutrição: Kanechom Low Poo + 1 colher de D-Pantenol + 1 colher de óleo de coco. Deixo agir por 30/40 minutos com touca na cabeça e depois enxáguo.
Nutrição: Poderoso Cremão, da Lola Cosmetics (resenha aqui) ou umectação com óleo de coco ou óleo de gergelim.
Reconstrução: Dream Cream, da Lola Cosmetics (tô devendo a resenha), de dois em dois meses.

Finalização

Tem duas formas que eu normalmente finalizo o meu cabelo, tudo depende do tempo que eu tenho pra finalizar ele. Às vezes eu uso difusor e às vezes não - tento não usar todas as vezes pra não ressecar o cabelo, dou preferência a deixar as madeixas secarem ao vento.
Como eu finalizo quando tô com pressa: com o cabelo bem molhado, ainda pingando, eu separo em mechas grossas e vou passando o creme de pentear e amassando. É uma forma mais rápida e que garante a definição dos meus cachinhos 3A.
Como eu finalizo quando eu tô com tempo: Fitagem! É a minha finalização preferida na vida, que me dá muita definição e vários days-after sem precisar ficar mexendo no cabelo. Tem um vídeo que eu fiz mostrando como eu faço fitagem (ele é bem curtinho):

Cremes de pentear que tô usando: Crespo Divino, linha Tô de Cacho, da Salon Line (resenha aqui), Monange Cachos Perfeitos (resenha aqui) e Leave-in Suave Sou + Cachos, da Yenzah (resenha aqui).

Gel que tô usando: Gel relaxante redutor de volume, da Capicilin (resenha aqui). Uso pouco e não uso todas as vezes que vou finalizar, principalmente se o creme de pentear é bem espesso.
Óleo que tô usando: Pinga Açaí e Pracaxi, da Lola Cosmetics. Gosto de usar pra quebrar o durinho do creme, depois que o cabelo tá todo seco. Deixa um cheirinho maravilhoso!
Protetor térmico que tô usando: Spray BFF das mechas, da linha Comigo Ninguém Pode, da Lola Cosmetics (resenha aqui). Indispensável aplicar antes de usar o difusor, ok?

Clareamento

Quem me acompanha no Instagram com certeza viu que eu clareei um pouco os fios. Não queria ficar loira e nem fazer algo artificial como luzes, então eu recorri ao baratinho e maravilhoso Spray Clareador Sun In, da Phytoervas (resenha aqui).

Como eu fiz: Usei o clareador com intervalo de, pelo menos, 10 dias entre uma aplicação e outra. Usei cinco vezes e agora tô dando uma pausa para depois voltar a usar. O intervalo é muito importante para que seu cabelo não resseque, já que o produto contem água oxigenada, e também faça hidratações constantes - na resenha tá tudo explicadinho.
Quando tinha muito sol, eu ia pra piscina ou praia, aplicava o produto no cabelo e deixava secar. Depois lavava normalmente. Quando não tinha, eu lavava o cabelo e, antes de finalizar, aplicava mecha por mecha. Finalizava normalmente e só tirava o produto na próxima lavagem.

Ufa, hein? Espero que esse post possa matar a curiosidade de vocês também ajudá-los a cuidar dos cachinhos. Atualmente é assim que eu cuido do meu cabelo, mas se houver alguma mudança, eu venho aqui atualizar, ok? Dúvidas e sugestões podem ser deixados nos comentários com na página no Facebook. Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário