terça-feira, 29 de novembro de 2016

Descolori o cabelo e fiquei sem cachos. E agora?

Oi gente, tudo bem? Eu sumi um pouquinho do blog, é verdade, mas já estou de volta! E hoje vou falar sobre como recuperar os cachinhos depois de uma descoloração. Os fios cacheados e crespos são muito sensíveis a químicas de transformação, então não é raro que isso aconteça. Mas calma, os cachos voltam! E eu vou te ajudar com esse probleminha. Bora?!


Porque isso acontece?
A quantidade de água oxigenada para tirar a pigmentação do cabelo (quanto mais escuro, mais difícil) e além de tirar a cor, o descolorante também quebra a pontes de enxofre (que é o que forma os cachos), deixando o cabelo com pouca ou nenhuma definição. Também é normal que o cabelo fique ressecado ou até elástico, se o tempo do descolorante foi excessivo.

Já descolori e estou sem cachos! O que faço?
Sei que a situação é bem desesperadora, mas mantenha a calma. Com o passar do tempo e também com cuidados, os fios vão voltando ao formato natural. Invista, inicialmente, em uma reconstrução (máscaras que contenham queratina ou proteínas hidrolisadas) - que deve ser feita, no máximo, a cada 15 dias, se o cabelo tiver extremamente quebrado, elástico e fraco.

Se o cabelo só estiver ressecado, invista em umectações e máscaras de nutrição para alinhar e fechar as cutículas do fio. Começar a seguir o cronograma capilar pode ser uma boa opção. Veja essa post anterior sobre como montar um cronograma baratinho clicando aqui.

Não existe nada mágico que vá recuperar o seu cabelo de uma vez só, então o importante é ter paciência e investir nos cuidados. Durante o período de recuperação, tente evitar produtos que tendem a ressecar os fios, como xampus transparentes - invista em xampus mais hidratantes (um exemplo é o Poderoso Shampoozão, da Lola Comestics. Se você for adepta das rotinas sem xampu e/ou xampu leve, lave os cabelos com o método co-wash, que evita também o ressecamento.

Ainda não descolori. O que posso fazer para evitar que o pior aconteça?
A resposta é bem óbvia, mas é sempre bom lembrar: cuide do seu cabelo! Pelo menos um mês antes da descoloração, dê uma turbinada nos cuidados - hidratação duas vezes na semana e umectação uma vez ou uma vez na semana cada uma, se você lavar o cabelo menos vezes.

Lave o cabelo apenas uns dois dias antes do processo químico, porque a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios vai ajudar na proteção do cabelo.

Também é importante que o profissional (ou quem foi aplicar o produto no seu cabelo) faça o teste da mecha, pra que não ocorram surpresas desagradáveis depois, como o corte químico, que pode fazer com que boa parte do seu cabelo caia.

Se tratando de descoloração, é quase certo os cachos vão embora por um tempinho. Então, tenha muita certeza de que quer descolorir o cabelo, porque é um processo agressivo que requer bastante cuidado para que o cabelo volte a ser saudável e bonito como antes.

Para cabelos cacheados, dois tons abaixo da cor natural do cabelo é ideal para quem quer clarear um pouco os fios sem se desfazer dos amados cachinhos. Então, pense bem porque escolher descolorir o cabelo deve ser uma decisão muito certa.

"Ah, mas eu não hidrato o cabelo, não gosto muito de cuidar dele"
Então eu acho melhor você nem arriscar. Tenho que ser sincera: cabelos devem ser cuidados - sejam eles descoloridos, pintados ou de cor natural - para que fiquem saudáveis, bonitos e brilhosos. Mesmo um cabelo totalmente virgem querer uma hidratação e nutrição algumas vezes. E ao descolorir, esse cuidado tem que se tornar triplicado! Se não o cabelo vai ficar ressecado.

Se você pensa assim e quer descolorir é bom começar a montar uma rotina de cuidados - no começo é meio chato, mas depois que se acostuma é fácil e simples de manter no dia a dia. É isso que eu tenho dizer hoje. Deixem sugestões e comentários, ok? Beijos e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário