quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Porque você deveria abolir sulfato da sua vida capilar


Cabelo é bastante delicado e por isso, para que você o veja crescer saudável e bonito, tem que tratá-lo com carinho. Quando lavamos nossas madeixas com xampus que contém sulfatos, estamos pegando o caminho totalmente contrário. Vou te explicar porque esses componentes fazem mal para os fios e tenho certeza que você vai abolir de vez o sulfato da sua vida.


Nosso fio capilar é formado por carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre (quando maior a quantidade desse último item, mais cacheado/crespo o cabelo será). Por isso mesmo, é super delicado e tem que ser tratado com o maior cuidado, pois é fácil de se quebrar - principalmente as madeixas cacheadas.

Os xampus que normalmente encontramos nas prateleiras dos supermercados contém detergentes fortes, como o lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e lauril éter sulfato de amônio, por exemplo. Esses ingredientes também fazem parte das fórmulas de sabão líquido de lavar roupas e pratos (sim, você passa no seu cabelo o mesmo que passa para desengordurar a panela do almoço).



Eles são os responsáveis pela espuma presente nesses produtos de limpeza doméstica e são muito eficazes para limpar gordura. Por outro lado, os seus fios precisam manter a oleosidade natural, pois ela é a razão da hidratação e brilho. Sem ela, os fios perdem a umidade, ficando opacos e sem vida.

Aprendemos a relacionar espuma com limpeza, ou seja, quanto mais bolhas de sabão, mais limpo está o cabelo e isso é mentira. Uma coisa não tem relação com a outra. Além do mais, as nossas madeixas funcionam como uma esponja, absorvendo toda a espuma (que faz mal pros fios e também pro meio ambiente).

E aí você pode estar se perguntando como vai lavar o cabelo. É simples: você pode optar por produtos sem sulfatos ou lavagem com condicionadores limpantes (com anfóteros ou extratos botânicos em suas fórmulas). Limpam sem agredir o fio e tiram sujeiras sem retirar a oleosidade boa do cabelo.

Obviamente que, quando você não lavar mais os fios com xampu com sulfato forte, seus cabelos vão parecer estranhos nos primeiros dias, pois então se adaptando a uma outra rotina de cuidados. Mas à medida que ele for se recuperação, vai ver como ele ficará muito mais forte e com vida!

Já se decidiu por livrar seus cachinhos do sulfato forte? Se sim, me conta como foi a sua experiência! Dúvidas nos comentários. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário