sexta-feira, 29 de julho de 2016

Você não precisa ter o cacho perfeito


Que nem todo cabelo cacheia a gente sabe. Os fios crespos, principalmente 4B e 4C não formam cachos. Seu formato, na realidade, é frisado. É importante dizer isso porque muita gente que está em transição se decepciona ao ver que as madeixas não definem, não importa o tratamento ou creme que se use para tal. Eu queria salientar para essas pessoas que não, você não precisa ter o cacho perfeito. Aliás, você nem precisa ter cacho pra ter o cabelo maravilhoso.

Transição capilar é uma coisa muito massa, é uma viagem e um redescobrimento de nós mesmas. A intenção dela é que nós nos aceitemos como somos, porém, muita gente se prende a expectativa de ter madeixas iguais a de tal blogueira famosa ou como a menina que viram na página ou grupo do Facebook e isso pode ser uma grande decepção, pois cada cabelo é único e o seu não vai ser igual ao de ninguém, por mais parecido que seja.

Apesar das crespas e cacheadas serem preteridas em uma sociedade que prega que o liso é mais bonito, também é verdade que cabelos cacheados são mais bem aceitos do que os crespos. Por que isso acontece? Porque os cachos, quanto mais perfeitos e parecidos que são feitos com babyliss, melhor. Enquanto os crespos são estigmatizados por conta de seu volume e textura.

É uma carga que vem da herança racista da nossa sociedade. Tudo o que vem da raça negra é marginalizado e o cabelo crespo é uma marca estética muito forte dessa etnia. Infelizmente ainda é muito difícil desconstruir esse preconceito nos tempos de hoje - e esse é um dos motivos que levam tantas crespas a alisarem o cabelo.



Piadinhas na rua e perda de oportunidades de trabalho são apenas duas das milhares de situações que essas pessoas passam no causa do racismo estético. É desumano! Esse padrão de beleza eurocêntrico não combina com um país que se diz majoritariamente negro.

Seu black é power! Seu cabelo é resistência, ancestralidade, identidade. Não se apegue a essa história que tem que ser cacheado, porque não tem. É frisado e é lindo e poderoso. Exista e resista usando o seu crespo natural. Incomode muita gente, não se importe com comentários maldosos. Algumas raízes simplesmente não se contentam com o chão e querem alcançar as estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário