sexta-feira, 8 de julho de 2016

Umectação noturna + Método U.C.P.E.


Hoje é dia de falar sobre umectação! Um método de nutrição capilar que traz muitos benefícios não somente para o comprimento e pontas, mas também pro couro cabeludo. Vou ensinar a vocês como fazer e também como retirar os produtos do cabelo, já que vi em diversos grupos sobre o assunto que muitas pessoas têm dificuldades. Tenho certeza que a umectação vai se tornar indispensável para a sua rotina de cuidados capilares.


O que é umectação noturna?


É um método de nutrição das madeixas, que consiste em passar óleos vegetais (indico óleo de coco ou azeite extra virgem, que são os comprovadamente trazem benefícios para o cabelo) e deixar agir nos fios enquanto dorme. Algumas pessoas não gostam de dormir com os óleos na cabeça, então também pode-se fazer a umectação durante o dia, deixando que os óleos penetrem no couro cabeludo por pelo menos duas horas. É importante lembrar que quanto maior o tempo que os óleos vegetais agirem, melhor o resultado.

Método U.C.P.E: como fazer?


Cada letra significa uma etapa da técnica e nutrição e limpeza capilar, sendo assim:


Umectação - como já expliquei aí em cima, é passar óleos vegetais na raiz e no comprimento do cabelo, enluvando bem cada mecha e massageando o couro cabeludo para que o óleo tenha melhor absorção.


Condicionar - na hora de retirar a umectação, muitas pessoas reclamam que passam xampu várias vezes e ainda sentem o cabelo ensebado. Então, o jeito mais eficaz que achei de retirar os óleos foi condicionando o cabelo, ainda com a umectação, espalhando o creme condicionador (de preferência que seja um liberado para cowash) por todo a extensão dos fios até a raiz. É impontante passar com calma e massagear o couro cabeludo muito bem. 


Pausar - depois de aplicar o condicionador, é hora de dar um intervalo. Deixe o creme agir no cabelo por cerca de meia hora ou 40 minutos.


Enxaguar - passado todo esse ritual, é a hora de lavar! Molhe bem as madeixas e esfregue bem o couro cabeludo, para ter certeza que não há mais nenhuma resíduo de creme ou óleo. Enxague o cabelo com água quente porque ajuda a retirar o óleo. Depois disso, já tá pra sentir o cabelo bem limpo, mas se ainda houver receio em relação a limpeza, pode passar um cowash ou xampu depois de todo o processo.


Algumas dicas:


- Quando for fazer a umectação, não é preciso deixar o cabelo pingando de óleo, é mais interessante usar menos e espalhar bem na cabeça. Se você usar uma quantidade muito grande, além de estragar o produto porque o couro cabeludo não vai absorver tudo, ainda vai dificultar na hora de dormir, porque vai sair melecando tudo.

- A umectação só pode ser feita com óleos 100% naturais. Então nada daqueles óleos reparadores vendidos em farmácias e mercados porque eles contêm outros ingredientes em sua composição que não são interessantes para a técnica e podem deixar o cabelo com um aspectos não muito legal. Outro detalhe é que, se for fazer umectação com azeite de oliva, é necessário que ele seja extra virgem.

- A hora de condicionar o cabelo depois da umectação não é hora de economizar creme. é preciso passar muito e ter certeza de que conseguiu alcançar toda a extensão da cabeça para que a higienização seja feita de maneira correta. Por esse mesmo motivo, aconselho que seja usado um cowash baratinho. Eu costumava usar o Yamasterol amarelinho, o original (o que eu tenho é a embalagem de 320g e custou R$ 6,65), porém tenho percebido que esse condicionador deixa o meu cabelo com um pouco de caspa, então passei a usar o Yamasterol rosa escuro, que também serve pra cowash (na embalagem de 200g eu paguei R$ 4,85) e é esse aí da primeira foto.

- Não ponha a mão dentro do pote do óleo ou condicionador, caso não for do tipo bisnaga. Separe a quantidade de você vai usar em outro recipiente, assim você não corre o risco de contaminar os produtos e assim, poderá usar por mais tempo, além de ele não perder suas propriedades.

Por hoje é isso. Caso tenha alguma dúvida, pode deixar a pergunta nos comentários ou no inbox do Facebook que eu responderei com o maior prazer. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário