quarta-feira, 6 de julho de 2016

Xampu livre de sulfatos: que danado é isso?

Bem, eu já contei pra vocês o que é lavagem com cowash neste post aqui, agora vou explicar o que é o xampu sem sulfato,  produto que faz parte da minha rotina capilar. Eu sigo há algum tempo e tenho conseguido resultados incríveis no meu cabelo.


Em termos práticos, é substituir o xampu com sulfatos fortes por xampu que tenha apenas sulfato fracos, mais conhecidos como xampus sem sulfato. Como já expliquei no post sobre lavar o cabelo com cowash, os sulfatos são agentes que higienizam até demais o couro cabelo, tirando a oleosidade natural e até mesmo hidratações que costumamos fazer para deixar os fios mais bonitos. Vamos às dúvidas mais recorrentes:


1 - Qual a diferença entre cowash e xampu sem sulfato?

O xampu sem sulfato é mais leve, menos agressivo, enquanto o cowash é lavar o cabelo com um condicionador higienizador. A rotina sem sulfato é menos restritiva que a rotina com cowash. Os silicones insolúveis que são componentes proibidos para a rotina sem xampu, por exemplo, são liberados para o a rotina de xampu sem sulfatos, pois o produto consegue fazer a limpeza desses silicones tranquilamente.

2 - Por que fazer a técnica?

Assim como a lavagem sem xampu, a com xampu sem sulfatos é uma prática que visa aumentar a saúde dos fios, usando detergentes capilares menos agressivos que os sulfatos fortes e que não mascaram e nem impede a entrada de tratamentos e hidratações, como o óleo mineral, parafina líquida e os petrolatos.

3 - Quais são os componentes proibidos?



4 - Posso alternar lavagens com xampu sem sulfato e cowash?

Pode sim, mas é importante usar o xampu de vez em quando pra tirar os componentes que o cowash sozinho não consegue, como é o caso dos silicones insolúveis. Eu faço isso.

5 - Como saber qual dos dois é melhor para o meu cabelo?

Isso fica ao seu critério. Eu preferi aderir ao xampu sem sulfato por ser menos restritivo e porque ainda não consegui desapegar totalmente do xampu. Intercalo lavagens com cowash e xampu e meu cabelo responde muito bem. Você pode testar os dois métodos por um tempo e ver em qual dos dois os fios respondem melhor.

6 - Posso usar produtos da rotina sem xampu na rotina de xampu sem sulfato? E o contrário?

Sim, você pode usar produtos sem sulfatos, silicones e petrolatos e seguir a rotina com xampu sem sulfato, mas não o contrário pelo que já falei anteriormente: o cowash não será capaz de remover os silicones insolúveis presentes em produtos liberados para rotina de xampu leve.

7 - xampus sem sulfatos (alguns deles):



8 - Quero iniciar a técnica. Como faço?

É preciso fazer uma última lavagem com um xampu que contenha sulfato forte, para retirar todos os resíduos proibidos do cabelo. Também é importante lavar pentes e utensílios usados no trato do cabelo com o xampu que tenha sulfato, para garantir que o cabelo não terá contato com nenhum componente proibido.

Para quem vai iniciar a rotina, é necessário se familiarizar com os componentes proibidos mais comuns, como o sodium laureth sulfate (sulfato), mineral oil (óleo mineral), petrolatum (petrolato) e paraffinum liquidum (parafina líquida). No começo pode ser um pouco difícil ler os rótulos dos produtos e por isso aconselho a andar sempre com uma listinha do celular, para que possa consultar sempre que tiver dúvidas ao comprar um xampu, condicionador ou creme de pentear novo.

Qualquer dúvida, deixa aí nos comentários que eu respondo! Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário