terça-feira, 5 de julho de 2016

Lavar o cabelo com condicionador? Oi?


Quis iniciar o blog com essa postagem porque quando postei essa foto no meu Facebook muita gente estranhou e ficou curioso. E sim, você pode lavar seu cabelo com condicionador(!), porém, não é qualquer condicionador que é liberado para essa técnica. Mas antes de dizer pra vocês quais os produtos que pode-se usar para tal finalidade, eu preciso explicar umas coisitas básicas antes. O que é necessário saber, primeiramente, é que lavar os fios com cowash (nome aos produtos liberados para essa finalidade) faz parte de uma técnica de lavagem sem xampu.


1 - O que é a técnica?

 É uma técnica de lavar os cabelos sem utilização de xampu que usa componentes mais naturais e menos agressivos nas composições dos produtos. O cowash serve com um substituto do xampu e faz parte da prática de quem segue essa rotina de cuidados.

2 - Por que seguir a rotina de cuidados?

Os xampus que normalmente compramos para higienização do couro cabeludo possuem sulfatos, que são agentes de limpeza que limpam até demais, ou seja, tiram a oleosidade natural do fio e todo tratamento que você tiver dado a ele, como hidratação, por exemplo, deixando os fios ressecados.

3 - Apenas os sulfatos fortes podem fazer mal ao cabelo?

Não. Xampus e condicionadores que normalmente encontramos em farmácias e mercados, além de sulfatos fortes, possuem parafina líquida, petrolatos, óleos minerais e silicones insolúveis, componentes que criam uma capa ao redor dos fios, impedindo que produtos hidratantes realmente penetrem o fio e façam efeito. É importante ressaltar que TODOS esses produtos são proibidos para essa rotina de limpeza.

4 - E se eu continuar usando os produtos proibidos mesmo quando iniciar a técnica?

Seu cabelo vai começar a ficar opaco, pesado e mal tratado, já que por ser uma limpeza mais leve, o cowash não tem como retirar esses resíduos do cabelo. Apenas os sulfatos fortes conseguem tirar parafina líquida, petrolatos e óleos minerais de maneira satisfatória.

5 - Como vou saber se os produtos que tenho são proibidos?

Lendo os rótulos. No começo é um pouco chatinho, mas com o tempo e costume, fica fácil identificar os produtos que não são liberados para a rotina. Além disso, há vários blogs e listas na internet que ajudam a identificar os proibidos. Muitas pessoas andam com as listas no celular para consultar quando vão comprar um produto novo. Segue tabelinha resumida:




6 - Quero iniciar a técnica. Como faço?

É preciso fazer uma última lavagem com um xampu que contenha sulfato forte, para retirar todos os resíduos proibidos do cabelo. Também é importante lavar pentes e utensílios usados no trato do cabelo com o xampu que tenha sulfato, para garantir que o cabelo não terá contato com nenhum componente proibido.

7 - Posso ter caspa ou algum problema no couro cabeludo causado pela rotina?

Não. Pode acontecer de aparecer caspa ou seborreia por excesso de creme, limpeza não adequada e outros fatores, mas a rotina em si não traz nenhuma malefício para o cabelo ou couro cabeludo - muito pelo contrário! As madeixas podem aparentar ressecamento nas primeiras semanas, mas faz parte da fase de adaptação.

8 - Produtos para cowash (alguns deles):



Lembrando que o cowash é um condicionador que tem ação higienizadora e por isso pode substituir o xampu no momento da lavagem, mas não faz espuma. Para quem acha que espuma é sinônimo de cabelo limpinho, a fase de adaptação da técnica pode ser um pouco mais complicada. Ainda assim, é necessário passar um condicionador hidratante após o uso do cowash, para que as cutículas do cabelo sejam seladas. 

E aí, acharam interessante? Qualquer dúvida, é só perguntar. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário