domingo, 17 de julho de 2016

Essa história de que é caro cuidar dos cachos é mito


Definitivamente você não precisa de todos os lançamentos da loja de cosméticos para cuidar do seu cabelo cacheado ou crespo. Pode-se usar o básico (xampu, condicionador, hidratação e creme de pentear) e ter cachinhos maravilhosamente limpos, saudáveis e bonitos.



Essa questão de ter vários cremes e produtos nada mais é do que uma jogada de marketing das empresas para que a gente saia desembestada atrás de tudo o que é indicado pro nosso tipo de cabelo, o que é uma cilada em vários sentidos. Primeiro porque gastamos muito dinheiro em cremes que, muitas vezes, têm a mesma função que aqueles que já temos. Segundo porque na ânsia de ter e testar o produto, a gente deixa de atentar se aquele gasto realmente vale a pena.

Talvez essa compulsividade por mercadoria se dê por termos passado tanto tempo sem ver nas prateleiras itens específicos para o nosso tipo de fio - é inegável que a quantidade de xampus, cremes e condicionadores para cacheadas e crespas tem aumentado muito nos últimos tempos.

Eu confesso que tenho muito mais cremes do que preciso e me prometi que só vou comprar novos quando eu terminar boa parte dos que eu já tenho, principalmente finalizadores. Eu não quero julgar ninguém, cada um sabe o que faz com seu dinheiro. Mas esse é um convite para você pensar se realmente precisa de tudo o que está consumindo (não só em produtos capilares, mas em outras mercadorias também).

Esses são alguns dos finalizadores que eu tenho. Prometo que só vou comprar mais quando alguns acabarem!
Um dos motivos que me levaram a assumir minhas madeixas naturais é não querer mais gastar tanto dinheiro com químicas alisantes (que não são baratas, de forma alguma) e fico triste quando vejo alguém dizendo que quer passar pela transição capilar, mas está repensando porque acha que mais gastar mais dinheiro do que com o cabelo alisado. Não!  Essa história não procede. Isso é mito!

Então é sempre bom pensar direitinho se realmente precisa do item, se não tá comprando por impulso, se realmente vai usá-lo. Acho que o mais legal de assumir as madeixas naturais é tentar se desapegar ao máximo dessas coisas. Afinal, não adianta sair da obrigação de estar dando progressiva a cada três meses e entrar na obrigação de comprar todo produto novo que chega no mercado. Repense.

3 comentários:

  1. Muitas químicas também fazem mal ao cabelo.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. Muitas químicas também fazem mal ao cabelo.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. Por acaso sou um pouco desleixada com o cabelo, é mesmo só shampoo e amaciador nas pontas! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir