sábado, 23 de julho de 2016

Como lavar o cabelo corretamente


Parece muito óbvio, mas muita gente não tem nem noção de que estão lavando os cabelos de maneira errada e isso pode ser o que prejudica a sua rotina de cuidados. Detalhes fazem muita diferença nesse momento. Eu já fiz um post aqui com algumas dicas de como cuidar da saúde dos fios, mas queria escrever algo mais direcionado para a maneira de higienizar as madeixas maravilhosas. Então é o seguinte:

Funções básicas dos produtos capilares que normalmente usamos para a lavagem dos fios:

Xampu (ou cowash): Retirar a sujeira e oleosidade da raiz do cabelo. O xampu é um detergente que age abrindo as cutículas dos fios para que a higienização seja feita e por esse motivo só deve ser usado na raiz. Por que? porque a raiz tem oleosidade natural que vai ser reposta, já o comprimento não, o que pode ocasionar ressecamento. O xampu que escorre da raiz já faz a limpeza de todo o cabelo.

Máscaras: Elas podem ser de hidratação, nutrição ou reconstrução. Hidratações repõem a água dos fios, nutrição devolve os óleos, deixando o cabelo mais macio e reconstrução recoloca a queratina nas nossas madeixas, deixando-as fortes e saudáveis. Por esse mesmo motivo, as máscaras, sejam elas de qualquer umas das três opções, devem ser passadas depois do xampu. Por que? Porque o xampu abriu as cutículas do cabelo, como já disse antes, então os nutrientes do produto poderão penetrar o fio e agir. Lembrando que esse item só deve ser usado no comprimento do cabelo, nunca na raiz.

Condicionador: A função dele é selar o cabelo. Depois de ter recebido o tratamento das máscaras, é hora de fechar as cutículas do fio para garantir que o tratamento ficará ali dentro, agindo, e também para proteger o cabelo de todos os fatores externos que podem afetá-lo, como fumaça, vento, sujeira das mãos e etc.

Sendo assim, o melhor jeito de lavar o cabelo é na ordem
XAMPU - MÁSCARA - CONDICIONADOR
É de suma importância lembrar que nenhum (nenhum mesmo) produto desses deve permanecer no couro cabeludo ou na extensão das madeixas. Sempre lembre de enxaguar muito bem os fios para não deixar nenhum resíduo restante, porque as consequências podem não ser legais para a saúde da sua cabeça e cabelo.

Depois da lavagem, é hora de finalizar. Assim como a máscara e o condicionador, o creme de pentear e o finalizador só agem no comprimento. Só o xampu entra em contato com a raíz. Esses outros produtos condicionantes podem entupir os folículos capilares, causando queda, caspa e até mesmo seborreia.

Dê, pelo menos, uma distância de dois dedos para começar a aplicar o creme de pentear ou outro finalizador que você goste de usar no cabelo. Muitas pessoas começam a desenvolver caspa e, muitas vezes, esse é o principal causador do incômodo. Lave os cabelos sempre com calma e prestando atenção no que está fazendo. Esses pequenos cuidados podem evitar futuras dores de cabeça.

Espero ter ajudado vocês a manterem as madeixas limpas da melhor maneira possível. Dúvidas, sugestões e opiniões nos comentários, por favor. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário