terça-feira, 19 de julho de 2016

Como fazer e pra que serve o cronograma capilar

O que é cronograma e pra que serve? Muita gente tem essas dúvidas e eu resolvi fazer esse post para sanar essas dúvidas de rondam tantas cabecinhas cacheadas, crespas, lisas e onduladas. O importante, primeiro, é saber para quê serve essa rotina de cuidados. Não, você não é obrigada(o) a seguir o cronograma, ele é uma das formas de manter os fios saudáveis. Existem outras formas. Sendo assim, vamos as utilidades de cada etapa.

Como já tá bem explicadinho na imagem, essas são as três fases do cronograma e para que cada uma serve. De acordo com isso, você pode montar sua própria rotina, pensando nas maiores necessidades dos seus fios. Isso é algo que se percebe com o dia a dia da rotina, mas se você estiver perdida(o), sem saber por onde começar esse negócio, eu te deixo aqui uma dica.

Para identificar o que os seus fios precisam, basta fazer um teste de porosidade. Pegue um fio de cabelo, coloque dentro de um recipiente com água filtrada e espere um tempo.

Se o cabelo afundar, é porque ele está com as cutículas muito abertas e muitos danos.Significa alta porosidade. Nesse caso, é preciso fazer uma reconstrução para recuperar a saúde das madeixas.

Se ele ficar na metade do copo, é porque está com média porosidade. O fio tem hidratação, mas precisa de nutrição para manter a oleosidade natural dos fios e manter as cutículas seladas.

Já se boiar, o cabelo tem baixa porosidade e não perde umidade. Uma rotina de cuidados com máscaras de hidratação manterá o cabelo saudável. Hidratar o cabelo nunca é demais!

Se ainda assim você se sentir insegura(o) para fazer do seu jeito, pode começar seguindo uma tabela universal e ir modificando de acordo com as suas percepções ao decorrer do tratamento. Eu, por exemplo, substituo a etapa de nutrição pela umectação, porque acho mais eficaz (veja como fazer umectação aqui) e quase não faço reconstruções porque meu cabelo fica super ressecado e pouco definido quando eu faço. 

É um tratamento a longo prazo e é preciso ter paciência para começar a perceber seus efeitos. É muito importante que você dê uma pausa de, pelo menos, 48h de uma etapa para a outra, pois o excesso de cuidados pode resultar em uma vitaminose nos fios, fazendo com que eles caiam muito e não alcancem o objetivo desejado com cada etapa do cronograma capilar. Lembrem também que as máscaras são passadas apenas no comprimento do cabelo, nunca na raiz.

Você pode comprar uma máscara que contenham os componentes indicados para cada etapa ou pode batizar um só produto com D-Pantenol ou glicerina (hidratação), óleos vegetais (nutrição) e queratina (reconstrução). Batizar máscaras é uma ótima opção para gastar menos dinheiro ou potencializar o efeito do produto (só tenha cuidado com a concentração dos itens). Isso fica ao seu critério.

Eu acho que com esses esquemas básicos dá pra entender bem direitinho como funciona o cronograma. Mais pra frente pretendo fazer posts que foquem em cada uma das três fases. Eu espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Beijos e até mais!

5 comentários:

  1. Uau, grande post. Eu neste momento ando em tratamento no rosto. Tenho uma pele sensível. E é preciso cuidar...

    Gostei do blogue. Vou seguir. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia do teste de porosidade. Vou correndo fazer, pois fiquei bastante curiosa. Se bem que eu acho que preciso da nutrição, pois meus cabelos estão bem secos.

    Confesso não entender muito de cuidados com o cabelo, mas sua postagem ficou bem explicadinha e acho que entendi um pouco melhor.

    isamateur.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda vou ter coragem de fazer este cronograma, afinal meus cabelos agradeceriam.
    rsrs...
    Sim, ficou bem explicadinho. Esses esquemas facilitam bastante.

    bjO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz cronograma capilar há alguns meses e foi ótimo pros meus cabelos! Não sabia essa dica de colocar o fio de cabelo na água, vou fazer!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa! Talvez seja disso que o meu cabelo está a precisar :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderExcluir