quarta-feira, 27 de julho de 2016

Aprendendo a ler rótulos de produtos

Muita gente se deixa levar por embalagens bonitas, mas é essencial saber o que se põe no cabelo para garantir um tratamento capilar satisfatório.Você sabe que tipo de componente está botando nos seus fios? Te aconselho a começar a olhar os produtos não pelas informações que vem na frente, mas na parte de trás, naquelas letras pequenininhas que a gente mal consegue enxergar.

A primeira coisa que você deve saber é que os ingredientes da composição não estão na ordem que estão por acaso. A ordem significa a concentração de cada componente no produto, sendo assim, o primeiro é o que está em maior quantidade e o último, em menor.

Essa dica é muito preciosa porque evita que nós compremos mercadorias que não cumprem o que prometem. Por exemplo: na parte da frente do rótulo, o produto diz que é super hidratante porque tem extrato de babosa, por exemplo. Mas quando você analisa a composição, vê que ele é o último item da lista. Ou seja, pouca quantidade.



Vou colocar aqui uma lista de componentes comuns nos xampus, cremes de pentear e condicionadores que costumamos usar. Obviamente não vai dar para botar todos, mas quando você olhar uma composição, vai saber identificar várias coisas:

Cetyl Alcohol: é um surfactante catiônico, ou seja, tem como função ser emulsificante (que ajuda na produção de espuma) e também limpante. Álcool.
Cocamidopropyl Betaine: é um anfótero, ou seja, ajuda na limpeza do couro cabeludo. Ele é bem eficaz e consegue eliminar os silicones solúveis presentes em alguns produtos. Presente em xampu e também co-wash.
Aqua: é nossa querida e amada água, maior agente hidratante presente no planeta terra!
Stearyl Alcohol: álcool graxo. Surfactante catiônico com função de agente emulsificante.
Butylparaben: Parabeno, conservante. Todos os componentes que forem prefixo + paraben remetem a conservantes do produto. Algumas pessoas têm alergia a esse ingrediente.
Parfum: perfume do produto, fragrância.
Aloe Vera Exctract: extrato vegetal de babosa. No geral, ingredientes acompanhados de "extract" referem-se aos extratos botânicos, que hidratam e condicionam os cabelos. São ótimos para etapa de hidratação, para quem segue o cronograma capilar.
Cetrimonium Cloride: também é um surfactante catiônico com função limpante. Muito comum nos produtos de limpeza capilar.
Ricinus Communis Seed  Oil: óleo de semente de rícino. Normalmente os itens acompanhados de "seed oil" são óleos vegetais, que devolvem a oleosidade natural dos fios.
Panthenol: agente hidratante e condicionante.
Polyquartenium-44: é um polímero de carga positiva que neutraliza a carga negativa dos cabelos causada por xampu. Hidrata e também sela as cutículas. Quanto maior o número após o nome poliquartênio, melhor.

Lembrando os componentes que devem ser evitados por quem segue as rotinas de xampu leve e sem xampu:



Tem muito mais componentes do que essa lista que elaborei, infinitamente mais, mas não tenho como listar todos aqui. O importante é que você tenha uma noção do que está colocando no cabelo e se o produto realmente faz o que promete.

Não existe fórmula mágica para desvendar todas as composições, mas quanto mais você ler e procurar se informar sobre os ingredientes, fica mais fácil pra você desenrolar, por se familiarizar com os nomes.

O meu conselho é que você salve essa listinha e, no caso de seguir as rotinas sem xampu e sem xampu leve, salve também as listas de produtos proibidos para que possam checar sempre que for necessário. Espero tê-los ajudado! Dúvidas nos comentários. Beijos.

2 comentários:

  1. Ai andava precisando ler sobreee! Tô começando um blog sobre cabelos ondulados e preciso aprender mais sobre composição!

    Beijos (e lindo os seus cachos).

    belezaonduladablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou, Bruna! Eu pretendo postar mais vezes sobre o assunto, então se tiver alguma sugestão, será muito bem-vinda.

      Obrigada e boa sorte com o seu blog <3

      Excluir